sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Respeito mútuo - relação aluno - escola - família








Relação aluno - escola - família


A relação aluno-escola-família ainda é intrigante. Em muitos casos os alunos não conseguem um bom desempenho em determinada matéria porque não mantém um relacionamento equilibrado ou até mesmo amigável com seus professores e colegas de classe.
Alguns alunos ainda, não se interessam pelos estudos e preferem se ocupar de qualquer coisa mais banal, assim prejudicam não só a si mesmos, mas também a outras pessoas que poderiam usufruir desse ensino.
Atualmente muitos professores optaram por usar novos métodos de ensino; eles usam brincadeiras, jogos, músicas (...) para ajudar os alunos no desempenho escolar.
A escola serve para aperfeiçoar a educação que o indivíduo recebe em casa; isso mostra que a família e a escola devem andar sempre juntas em busca do aprendizado e aceitação do aluno na vida social.
As escolas ampliam suas formas e possibilidades de ensino para proporcionar aos alunos certo conforto e confiança, parte dos alunos se esforça para aprender e aproveitar a oportunidade.





É necessária a cooperação de todos para melhorar a qualidade da educação, não basta as escolas tentarem ensinar se os alunos não querem aprender, mas os alunos não terão interesse se as escolas e os professores não estiverem dispostos a mudar e fazer o possível para que todos sintam que a ESCOLA é o seu futuro.
A família tem um desempenho importante nessa relação, pois é ela quem prepara o aluno para ingressar na “vida escolar”, ela quem ensina os valores e é ela que fixa no aluno seus costumes.


















“Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos. ” Albert Einstein

“Os trabalhos escolares são provas para o carácter, não para a inteligência. Quer se trate de ortografia, de poesia ou de cálculo, está sempre em causa aprender a querer.” Émile-Auguste Chartier

Pense:

O que você está fazendo para melhorar a relação escola – aluno - família?




Nenhum comentário: